Coordenador : Leila Leontina do Couto Barcia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390021.2199.295723.23022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Forma direta:20 Discentes de Graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense campus Rio das Ostras, que participam da programação da Liga Forma indireta: 100 Alunos de graduação da área de saúde de universidades públicas e privadas, alunos de pós-graduação, docentes da áreas da saúde, instituições federais, estaduais e municipais, profissionais de saúde e áreas afins e comunidade de um modo geral.
Local de atuação: Polo Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
1 – Incentivar a continuação e orientação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia e Genética; 2-Planejar atividades cientificar e educativas diversas com participantes da Liga para alunos de graduação, docentes e comunidade. 3- Discutir sobre os meios da detecção precoce do câncer no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro segundo diretrizes do SUS ; 4- Ampliar o nível de conhecimento de alunos de enfermagem sobre oncologia e doenças genéticas/ genômicas e hereditárias; 5 - Propiciar a difusão do saber sobre os tipos de câncer mais frequentes na população para alunos de graduação em enfermagem, participantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia e Genética e comunidade; 6 – Difundir o conhecimento sobre fatores de risco relacionados à doença oncológica com os discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade da região do Estado do Rio de Janeiro. 7- Estimular a participação em eventos científicos nacionais e internacionais de oncologia e genética e genômica. 8- Estimular parcerias com outras Ligas de universidades públicas e privadas; 9- Contribuir com a produção de material educativo na página on line da LAOGRO. 10- Auxiliar os discentes à elaborarem material educativo relacionados à área de oncologia e genética e genômica.
Resumo
A doença oncológica é considerada uma doença crônica, progressiva e que atinge todas as idades. A abordagem da área de oncologia associada à genética no ambiente universitário possibilita o aprofundamento de temáticas pouco exploradas no currículo acadêmico como a oncologia e doenças genéticas e genômicas, com o envolvimento de discentes e comunidade nestas temáticas pouco exploradas. INcentivar o desenvolvimento de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia e Genética- Uma proposta de estudo para estudantes de enfermagem, consiste em uma atividade de natureza científico-educativa. O objetivo é sensibilizar os alunos universitários e profissionais de saúde da baixada litorânea sobre a problemática do câncer na região e a possibilidade do conhecimento da genética/ genômica tanto de alguns tipos de câncer como de certas patologias invisíveis na população, ampliar as discussões acerca da problemática do câncer, a detecção precoce, estratégias de prevenção e qualidade de vida da população de um modo geral. Considerando que a incidência do câncer é considerada como um problema de saúde pública segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA-2020-22), destaca-se a importância de se explorar esta temática no universo acadêmico e reconhece-la como um grande desafio para a atualidade. Cabe destacar a participação direta dos discentes no desenvolvimento das atividades propostas acreditando na construção do conhecimento à partir do envolvimento, criação, participação e discussão, com o objetivo de atrair a comunidade para participação. Á partir de atividades cientifico-educativas acredita-se na construção de conhecimento sobre esta temática para futuros profissionais de enfermagem.